voltar

Ana Miguel desafia os sentidos através da arte

07/08/2017

Ana Miguel é artista. Uma entre talentos que toparam participar da exposição que celebra os 30 anos do Instituto Superior de Educação Pró-Saber, que será inaugurada no próximo dia 26, na sede da instituição, no Humaitá (RJ). As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos e a experiência do tempo, dos sentimentos e dos afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. 

Ana atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu. Começou seu percurso como gravadora, e desenvolve, a partir dos anos 80, obras tridimensionais e instalações. Colabora também com projetos de teatro, especialmente nas montagens de Samuel Beckett realizadas pelo Coletivo Irmãos Guimarães. Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas "Fechar os olhos para ver", na Galeria Laura Marsiaj em 2010 e "Je Tʼadore", no Espace galerie Flux, Liège, Bélgica, em 2006. 

Entre as diversas coletivas em que participou podemos lembrar: "A cor do Brasil", MAR, Rio de Janeiro, 2016; "Nós", Caixa Cultural, Rio de Janeiro, RJ e Brasília, DF, 2016; "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas", MAR, Rio de Janeiro, em 2014; "Espelho Refletido", Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, em 2012;"Gigantes por la propia naturaleza", IVAM, Institut Valencià d’Art Modern, Valencia, Espanha, em 2011; "Poética da percepção", Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 2008;"Manobras Radicais", Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, em 2006; "A/MAZE, La Trefilerie", Bruxelas, Bélgica, em 2005; 25ª Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo, SP, em 2002; "The Theatre of Installation", Museum of Installation, Londres, Reino Unido, em 2000; II Bienal do Mercosul, Porto Alegre, em 1999. 

Sua obra, que recebeu prêmios no Brasil e no exterior, está em coleções públicas e privadas, tais como: Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM do Rio de Janeiro; Coleção Cândido Mendes, RJ; Museu de Arte Moderna da Bahia; Museu de Arte de Brasília; Centre de Lectura, Reus, Catalunha; Seção de Gravura Contemporânea da Biblioteca Nacional de Madrid; Fundação ARTEBA, Buenos Aires, Argentina; Coleção Itaú Cultural, São Paulo,


Comentários