A Instituição
  Cursos
  Organograma
  Pró-Saber São Paulo
  Equipe
  Parceiros
  Biblioteca
  Acontecimentos
  Links
  Fale Conosco
  Cadastre-se








O Pró-Saber, fundado há 21 anos, tem como objetivo buscar, criar e difundir alternativas teóricas e práticas que possam responder aos problemas educacionais do nosso país.  Assim sendo, criou um espaço psicopedagógico, onde se procura cultivar o conhecimento partilhado e a imaginação como elementos constitutivos de uma nova ordem pedagógica.
O Pró-Saber começou como Centro de Estudos e Atendimentos Psicopedagógicos  e foi  se  qualificando, ao longo desses anos, até se tornar em 2004 um Instituto Superior de Educação a serviço das comunidades de baixa renda – o que permitiu a ampliação dos seus projetos sócio-educacionais. Saiba Mais.
Focamos os grandes problemas educacionais localizados nos seguintes segmentos:

  • EDUCAÇÃO INFANTIL
  • ENSINO MÉDIO         
  • ENSINO SUPERIOR / FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • COMUNIDADE / PÓLO SÓCIO-EDUCATIVO
  1. EDUCAÇÃO INFANTIL

PROBLEMA: ALFABETIZAÇÃO

  • Ausência de creches/pré-escolar públicas e privadas que atendam a população de baixa renda.
  • Falta de vagas nas creches/pré-escolar
  • Professores sem a formação necessária para o processo de alfabetização
  • Precariedade de livros e brinquedos infantis
  • Pais desligados da escola de seus filhos
  • Escolas de portas fechadas para a comunidade

SOLUÇÕES:

  • Curso Normal Superior – formação em serviço de professores locados em 23 unidades de Educação Infantil em comunidades populares do município do Rio de Janeiro.
  • Acompanhamento da prática pedagógica do trabalho das professoras no Pró-Saber
  • Acompanhamento das diretoras e coordenadoras pedagógicas
  • Acompanhamento in loco do resultado prático dos estudos realizados no Pró-Saber
  • Supervisão das professoras no trabalho sócio-educativo com os pais.
  • Pesquisa-ação em escola pública municipal com uma turma de alfabetização com o objetivo de alfabetizar todas as crianças provando que todas podem ser alfabetizadas apesar dos ambientes violentos em que muitas vezes estão inseridas.
  • Criação de um programa de implantação de uma biblioteca e de uma brinquedoteca infantil em 10 unidades de Educação Infantil. Os livros e brinquedos são fundamentais para o processo de formação da criança, fortalecendo o desenvolvimento de suas faculdades lógicas e simbólicas e contribuindo para a formação de valores dentro da sociedade. Este projeto formou 22 professoras comunitárias e ganhou o Prêmio UNESCO/ CRIANÇA ESPERANÇA.
  • Atendimento psicopedagógico clínico para as crianças com dificuldades severas de aprendizagem.
  • Pós-graduação em supervisão escolar e trabalho comunitário com as famílias.

RESULTADOS:

  • 16 unidades de Educação Infantil equipadas com bibliotecas infantis. 
  • 10 unidades de Educação Infantil equipadas com brinquedotecas e bibliotecas infantis
  • 101 crianças em atendimento clínico.
  • 26 diretoras e coordenadoras das unidades de educação infantil sendo orientadas pela coordenadora do Curso Normal Superior.
  • 30 crianças em processo de alfabetização.
  • 2040 crianças das unidades de educação infantil recebendo um ensino qualificado.

 

  1. ENSINO MÉDIO

PROBLEMA: AFASTAMENTO ESCOLAR

  • Defasagem escolar: 
  • Entre 15 e 17 anos – 34% de alunos retidos no Ensino Fundamental 
  • Entre 18 a 24 anos – 12,7 % de alunos freqüentam o Ensino Superior 
  • Proporção de jovens  fora da escola é crescente: 
  • Entre 15 a 17 anos – 17% fora da escola  
  • Entre 18 a 24 anos – 66% fora da escola 
  • Oportunidade de emprego retira o jovem da escola: 42,2 % 
  • Gravidez: 21,1% 
  • Jovens que dizem querer voltar para a escola: 69,5%
  • Vagas insuficientes no ensino médio de qualidade.
  • Jovens de escolas públicas que terminam a 8ª. Série com excelente desempenho, mesmo assim ainda têm lacunas em sua formação.

SOLUÇÕES:

  • Formação Técnica – formação profissional técnica para 20 jovens com aulas 03 vezes por semana das 14h às 18h com o objetivo introduzi-los de uma maneira mais qualificada no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são: Auxiliar Administrativo e Produção Audiovisual.  Esta formação é realizada em parceria com a CDM (Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana).
  • Formação acadêmica – Ensino Médio complementar para 27 jovens com aulas diárias das 18h às 21h das seguintes disciplinas: Literatura, Filosofia, Música, Ciências Físicas e Biológicas, Teatro, Artes Plásticas, Inglês e Informática. O objetivo é oferecer um repertório capaz de ampliar o juízo crítico, o prazer e o gosto pela arte e valores éticos propulsores de transformação social. O ensino de inglês é realizado em parceria com a Escola Corcovado.
  • Formação Artística – grupo de dança para 20 jovens com aulas 03 vezes por semana com o objetivo de criar canais de expressão, comunicação e de entendimento do mundo. 

RESULTADOS:
Formação Técnica:

  • 01 jovem passou para um estágio em órgão público.
  • 03 jovens passaram em seleção em um shopping do Rio para trabalhar na parte administrativa.
  • 15 jovens foram encaminhados ao trabalho.

Formação Acadêmica:

  • Todos os 27 alunos que participam da expansão escolar foram aprovados na 9a. série.
  • Apresentação de produções culturais: revista, coral e teatro.
  • 80% dos jovens atingiram o uso coloquial da língua inglesa.
  • 90% dos jovens desenvolveram a capacidade oral e escrita

Formação Artística:

  • Fortalecimento da equipe e apresentação do espetáculo Os Saltimbancos em escolas particulares com discussão do tema que cerca o conteúdo do musical.
  • Apresentação do espetáculo “O Andar nas Cadeiras” de cinema, música e dança.
  • 20 jovens em atividades nas apresentações dos espetáculos.
  1. ENSINO SUPERIOR

PROBLEMA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL

  • Falta de formação das profissionais das unidades de educação infantil localizadas em comunidades populares.
  • Lacunas na formação de professores por órgãos que ainda não estão preparados para fazer uma formação em serviço.

       SOLUÇÕES:

  • Formação em serviço em nível superior de 68 professoras de unidades de Educação Infantil em comunidades populares, com duração de 03 anos.

RESULTADOS:

  • 38 alunas formadas em nível superior.
  • 30 alunas em formação.
  • Professoras engajadas em suas comunidades buscando propor projetos de melhoria local.
  • Professoras co-autoras dos projetos pedagógicos nas creches em que atuam.
  • Professoras capazes de análise crítica e reflexiva sobre suas práticas.
  • Professoras com qualidade acadêmica para produção intelectual – monografia.

 

  1. COMUNIDADES / PÓLOS SÓCIO-EDUCATIVOS

PROBLEMAS: VIOLÊNCIA E ISOLAMENTO

  • Ações comunitárias sócio-educativas fragmentadas, pontuais e de curta duração.
  • Escola pedagogicamente desvinculada da vida da comunidade.
  • Falta de intercâmbio pedagógico, social e cultural entre as unidades de educação infantil.
  • Comunidade sob opressão da violência.

SOLUÇÕES:

  • Em torno das unidades de Educação Infantil foram formados pólos sócio-educativos. O conjunto destes pólos forma o Programa Constelação.
  • O objetivo do Programa Constelação é fortalecer o intercâmbio pedagógico, social e cultural dos pólos em si e entre si.
  • Este intercâmbio se dá diariamente no Pró-Saber entre as alunas do Curso Normal Superior e entre os jovens alunos. Nas comunidades há o acompanhamento in loco da ação pedagógica e do desempenho das crianças.
  • Vídeos produzidos pelo Pró-Saber ligados a SAÚDE difundem e integram o trabalho comunitário.

RESULTADOS:

  • 100% dos jovens presentes no Programa Constelação estão afastados de atividades violentas.
  • Ampliação da vida cultural de todas as pessoas pertencentes direta e indiretamente ao Programa Constelação.
  • Estabelecimento e fortalecimento progressivo de toda creche como centro dinamizador do pólo sócio-educativo ao qual pertence.

O PROGRAMA CONSTELAÇÃO É UMA ESTRATÉGIA DE PAZ QUE ESTÁ SE ESPALHANDO PELO RIO DE JANEIRO.




Bem-vindo ao Pró-saber, um
lugar onde se cultiva a esperança!










COPYRIGHT ® PRÓ SABER
Textos e Imagens © Todos os direitos reservados.