Pro Saber

O Instituto

O Pró-Saber, fundado em 1987, iniciou suas atividades como Centro de Estudos e Atendimento Psicopedagógico e, ao longo desses anos, foi se qualificando até se tornar, em 2004, o Instituto Superior de Educação – uma faculdade particular gratuita, que forma, em serviço, professores que trabalham em escolas de Educação Infantil situadas em comunidades de baixa renda.

Além do Atendimento Psicopedagógico e da Graduação de professores de educação infantil, o Pró-Saber oferece também cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia e em Educação Inclusiva; e Cursos de Extensão nas áreas de Psicopedagogia, Arte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Seguindo a sua proposta de reflexão continuada e com o capital educacional que vem acumulando, o Pró-Saber promove seminários em forma de Laboratórios de Pensamento para Instituições de ensino, públicas e privadas, visando ampliar o debate sobre os desafios contemporâneos da Educação.

Conheça nossa história

  • 1987

    Início do atendimento psicopedagógico clínico para crianças de escolas públicas com dificuldade de aprendizagem.

  • 1991

    É constituído o Centro de Estudos Psicopedagógicos Pró-Saber, uma entidade privada, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da psicopedagogia, através de estudos e pesquisas nesse ramo de atividade.

  • 1995

    Projeto Heróis da Resistência - Trabalho de psicopedagogia institucional em uma escola pública de tempo integral, envolvendo professores, famílias e funcionários.

  • 1998

    O Pró-Saber é declarado de Utilidade Pública Federal pelo Decreto de 29 de junho pela qualidade de seu trabalho educacional.

  • 2002

    Início do curso de formação em serviço, em nível médio, para professoras leigas de creches comunitárias, em parceria com CELIM – Centro de Liderança da Mulher.

  • 2004

    O Pró-Saber é credenciado como instituição de ensino superior (Instituto Superior de Educação Pró Saber – ISEPS) através da Portaria MEC nº 2.421, de 11 de agosto.

  • 2005

    Realizado primeiro processo seletivo (Vestibular) e início das aulas do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró Saber, para professores de educação infantil atuando em creches comunitárias localizadas em comunidades carentes do Rio de Janeiro.

  • 2005

    Início do Projeto Constelação, que busca a implementação de polos sócio-educativos em comunidade populares atendidas pelo Pró-Saber através das unidades educacionais onde atuam seus alunos.

  • 2006

    O Pró-Saber recebe o prêmio Criança Esperança/Unesco, com projeto dedicado à implementação de bibliotecas e brinquedotecas infantis de qualidade em 10 creches comunitárias atendidas pelo Pró-Saber, através do Curso Normal Superior, ao longo do ano de 2007.

  • 2007

    Início do Projeto Novos Horizontes, voltado para a construção da identidade de jovens matriculados no primeiro ano do ensino médio de escolas públicas.

  • 2009

    Firmado Convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro visando o registro dos Diplomas do Pró-Saber pela PUC - Rio.

  • 2009

    O Pró-Saber é eleito para receber o título honorífico de Instituição Cidadania 2009, uma iniciativa da UNESCO, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Folha Dirigida, com o objetivo de eleger dez personalidades e três instituições pela contribuição para o fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento social em nosso país.

  • 2009

    Firmado contrato com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro visando a implementação pelo Pró-Saber de uma escola de aplicação do Instituto no CIEP Agostinho Neto, RJ.

  • 2009

    Firmado convênio com o SESI/FIRJAN para a Instalação de um polo sócio-educativo e cultural na Comunidade de Antares, visando à formação de profissionais da educação infantil.

  • 2010

    Início da oferta de cursos de extensão em áreas correlatas e complementares às de sua atuação. Abertos a um público mais amplo, os cursos integram o programa de formação continuada do Instituto.

  • 2011

    Firmado convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis para desenvolvimento e implantação de uma escola em horário integral no Vale do Cuiabá, Distrito de Petrópolis, RJ.

  • 2011

    Início do Programa de Pós-Gradução Lato Sensu, com o Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica, Escolar e Comunitária.

  • 2012

    Firmado convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis através da Secretaria Municipal de Educação, visando à consolidação de uma escola em tempo integral no Vale do Cuiabá.

  • 2013

    O programa de trabalho desenvolvido com o SESI/FIRJAN foi inteiramente reformulado em convênio firmado; o trabalho passa a se concentrar em duas comunidades onde foram implantadas UPPs. Pela primeira vez o convênio foi renovado pelo prazo de 02 (dois) anos, ou seja, até abril de 2015.

  • 2014

    Ampliado o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu com um novo curso: Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

  • 2014

    Renovado convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Educação; as atividades previstas dão continuidade ao trabalho desenvolvido na Escola de Educação Integral Padre Quinha e prevê a realização de uma nova atividade – oferta de contra turno para ex-alunos da Escola.

  • 2015

    O convênio com a Prefeitura Municipal de Petrópolis conta com uma atividade adicional: a oferta, pelo Pró-Saber de um programa de formação para professoras da rede municipal tendo como tema central a educação integral.

  • 2016

    Firmado novo Acordo de Cooperação Técnica com a PUC-Rio visando o desenvolvimento de projetos sócio-educacionais para participantes do Projeto Constelação.

Uaal! Agência web