Pro Saber

Publicações - Livros - Psicopedagogia – A busca de uma fundamentação teórica

voltar

Autora: Maria Cecilia Almeida e Silva

Editora: Paz e Terra

Com consistente fundamentação teórica, este livro busca definir o objeto da psicopedagogia: o homem enquanto ser em processo de construção do conhecimento – o ser cognoscente. Não pretende organizar e sistematizar a prática psicopedagógica, mas buscar essa fundamentação tomando o fenômeno psicopedagógico de um ponto de vista qualitativamente diferente.

A autora analisa a articulação das diferentes dimensões desse ser cognoscente, a racional, a desiderativa e a social. Essa articulação é o que constitui o homem e o que nos permite defini-lo como pensante, apaixonado e contextualizado. Psicopedagogia investiga a organização do sujeito cognoscente e as vias de seu desenvolvimento em direção a sua autonomia. 

Maria Cecilia Almeida e Silva apresenta uma definição complementar da psicopedagogia e, a partir desta, mostra como os obstáculos à construção do eu cognoscente emergem da forma de articulação de suas diferentes dimensões. Relaciona a definição complementar da psicopedagogia com o processo psicopedagógico de reconstrução, integração e expansão do eu cognoscente.

Este livro é uma introdução fundamental à psicopedagogia , e destina-se a professores, a psicopedagogos, educadores e todos aqueles interessados nos processos pedagógicos.


Uaal! Agência web